Preparando para Pentecostes

O dia Solene de Pentecostes, liturgicamente, é celebrado 50 dias depois da Páscoa. Nossa Mãe Igreja nos dá de presente todo o Tempo Pascal, podendo contemplar a presença do Cristo Ressuscitado que ao subir aos céus envia sobre nós o Santo Espírito. No Evangelho de São João, iremos testemunhar essa graça acontecendo ao anoitecer do dia em que Jesus ressuscita (Jo 20).

Estavam os discípulos reunidos. A Santíssima Trindade nos apresenta o modelo de comunidade, de união. Não teria outro modo do Paráclito descer sobre a Igreja se ela não assim estivesse. Para um grande derramamento do Espírito é necessário estarmos reunidos.

Reunidos fisicamente. O mundo virtual tem tomando conta de nossas vidas. Um encontro, uma conversa face a face e até mesmo uma ligação para pelo menos escutar a voz, tem-se tornado raridade. Devemos retornar ao mundo real, lembrar que somos humanos e necessitamos desse contato carnal.

Reunidos psicologicamente. Os discípulos estavam juntos, de portas fechadas e com medo. O pensamento ali era único: o que vamos fazer sem Ele (o Cristo)? Com toda certeza não estavam preocupados com o capítulo da novela; a que horas a vizinha chegara e muito menos qual roupa colocar para o trabalho.

Reunidos espiritualmente. Como receber o Espírito Santo tendo no nosso meio alguém que duvida, ou que acha que isso é desnecessário? Não há condições. É de suma importância a fé e a certeza de todos que precisamos Dele.

Vamos preparar nossos corações para celebrar essa Solenidade, mas vamos viver Pentecostes todos os dias, afinal não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Cor 3, 16). Portanto, Pentecostes é algo que começa dentro de nós.

Que estejamos sempre reunidos, “pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles.” (Mt 18, 20).

Sem. João Carlos Ventura de Oliveira

Arquidiocese de Juiz de Fora

3º ano de Filosofia

This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a comment