Andar no Espírito…

Pela minha experiência pessoal de oração, compreendo a suavidade em que o Espirito Santo vem ao nosso encontro, trazer-nos a fecundidade do amor do Pai, e nos enlaça amorosamente com o Filho. E porque somos filhos, do Pai, e estamos incorporados a Jesus, o Espirito do Pai, e do Filho, faz-se nosso de maneira indescritível. Este Espirito que “penetra as profundezas de Deus” (1 Cor 2,10), conhece perfeitamente a natureza e os mistérios divinos, por isso conhece a necessidade e as deficiências de nossas almas, tomando-nos pelas mãos para guiar-nos à santidade. Na medida em que procedemos por iniciativa pessoal, nossa direção, para Deus, é sempre imperfeita, incompleta, pois agimos de modo humano, mas quando o Espirito Santo intervém, ele opera como Deus, de modo Divino, orientando-nos e atraindo-nos completamente ao caminho da santidade em que nasce, em nós, aquele sentido de Deus, que não sabemos exprimir, mas que nos leva a conhecer e amar a Deus, nos orienta a Ele mais que qualquer raciocínio imperfeito.

O Espirito Santo, que está presente em nossas vidas, pois somos “templos” vivos deste mesmo Espirito, como nos diz São Paulo em 1 cor. 3,16; nos leva a cada dia a ser semelhantes a Cristo! Este é o caminho pelo qual chegamos a santidade, onde se estabelece o amor de amizade mútua. Deus nos ama e para que correspondamos a esse amor infinito o espirito Santo ao dar-se a nós, derrama em nossas almas o dom do amor, e essa relação chega a ser tão perfeita que se pode dizer que Deus e nós formamos um mesmo amor, um mesmo Espirito, como nos fala São Paulo: “quem se une ao Senhor é um só espirito com Ele”.

O Espirito santo é o fundamento da nossa espiritualidade, sem Ele nunca seremos santos, pois Ele é nosso santificador! Carecemos vitalmente do Espirito Santo para sermos cristãos autênticos e maduros na fé, pois assim como necessitamos de oxigênio para viver, carecemos do Espirito do Senhor para tornarmos pessoas espirituais e santas. Uma espiritualidade sem o Espirito é algo estranho de se conceber, algo vazio, na verdade, é uma armadilha colocada pelo inimigo, de Deus, para nos enganar e nos desviar do caminho do Senhor, nos levando ao desânimo. Com efeito, se nos distanciamos, não alcançamos o amor de Deus, que nos completa.

Este afastamento leva-nos a utilizar máscaras de homens espirituais, que na verdade são apenas casca, pois vivemos de livros e outras coisas, que são apenas para ter do que se falar ou mostrar. Os verdadeiros homens espirituais que se deixam levar pelo Espirito de Deus, conhecem o Deus vivo e são capazes de identificar aqueles que vivem na superficialidade da fé e que se apoiam unicamente em ferramentas humanas para manter sua espiritualidade.

Precisamos convencer-nos de uma vez por todas que somente o Espirito Santo é capaz de nos introduzir no mistério e na intimidade de Deus, e não mais viver de teorias e sim de uma vida constante de pratica do amor fiel a Deus que se dá pelo Espirito Santo e que nos renova a cada amanhecer para sermos semelhantes a Cristo. Essa graça acontecerá somente pela oração pessoal e da intimidade no Espírito que nos leva a cada dia a contemplar, viver e anunciar o amor de Deus encarnado na pessoal de Jesus.

Ir. Jorge Felipe de Oliveira Campos – SS.CC.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a comment